Vestibular - Dicas
Quando o vestibular chegou, no final de 2015, desespero e medo tomaram conta de meu corpo.
Estudar o ano todo, fazer provas testes, escutar pessoas experientes e fazer tudo o que havia sido me indicado, de repente, nada disso me pareceu o suficiente.
Estudar o ano todo, fazer provas testes, escutar pessoas experientes e fazer tudo o que havia sido me indicado, de repente, nada disso me pareceu o suficiente.
A semana antes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi conturbada. Entre ir bem nas provas da escola, viajar repentinamente e controlar o nervoso que tomou conta de mim, fiquei a beira de um ataque nervoso.
Prestar o vestibular é obrigatório no Brasil, se você planeja entrar em uma faculdade. Algumas universidades tem sua própria prova (fuvest, vunesp, entre outros) e outras, usam o ENEM como forma de ingresso.
Ficar nervosa antes de uma prova que supostamente vai definir meu futuro é, portanto, comum.
Não cabe a mim dizer como alguém deve agir perante o vestibular, mas posso contar minha experiência.
ESCOLHENDO A FACULDADE
Quando se trata de escolher a faculdade e o curso que irá prestar, o pânico que se instala entre as pessoas é imediato.
Apesar de ser uma escolha muito difícil, escolher o curso, para mim, foi a etapa mais fácil de todo esse processo enlouquecedor.
Desde pequena, meu sonho é ser atriz. Tenho videos e textos que provam que esse sonho tem quase a minha idade, então não é nenhuma surpresa que tenha escolhido Cinema (Audiovisual ou Imagem e Som) como meu curso.
Confesso que a primeira opção era Artes Cênicas, mas após pensar muito e conversar com pessoas que entendem do assunto (e testes vocacionais), cheguei a conclusão que talvez Cinema seja a melhor opção.
Com o curso escolhido, veio a parte mais difícil: escolher a faculdade.
Nasci e cresci em São Paulo, escutando que a USP era a melhor faculdade do Brasil e que ingressar nela é uma honra sem tamanho. Naturalmente, a minha primeira escolha foi a USP. Sabia o quão difícil passar na Fuvest (prova de ingresso da USP) e passei meu Ensino Médio inteiro dedicada a conseguir.
Não foi até a metade do meu terceiro ano que mudei de ideia.
UFF, Unesp, Unicamp e Uerj, entraram na minha lista de 'faculdades possíveis.'. No fim, a UFF foi a faculdade escolhida para ser meu novo foco no vestibular e com isso, o ENEM passou a ser a prova a qual eu iria me dedicar mais.
Porém, isso logo mudou. Apesar de ainda querer a UFF, eu não estava satisfeita.
Sempre quis estudar fora do país, mas os preços absurdos das universidades me impedia de levar esse sonho a diante.
Foi, então, que encontrei a luz no fim do túnel."Universidades portuguesas aceitam ENEM como forma de ingresso." Li um dia, enquanto procurava mais sobre o ENEM e os beneficio dele.
Foi assim que comecei minha jornada, que me levaria a conseguir uma vaga na Universidade de Coimbra (mas isso fica para outro post). (Encontre aqui as universidades que aceitam o ENEM em Portugal)
FAZENDO A PROVA
Com o curso e a universidade escolhidos, veio a parte mais difícil, fazer a prova e passar. O ENEM era meu foco, mas isso não quer dizer que não fiquei nervosa nas outras provas a quais já tinha me inscrito.
Se você é familiar com o exame, sabe como o mesmo funciona. Dois dias de provas, 180 questões no total e uma redação que pode acabar com sua nota por melhor que seja. A palavra chave nessas situações é "calma".
Confesso que invejo aqueles que realmente conseguiram manter a calma durante a prova de 2015 e todos os anos anteriores. Porque, sinceramente, calma era o último sentimento que estava sentindo. A minha salvação foi saber que para passar no curso e faculdade que queria, tinha que ir bem apenas na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias e na redação. Duas áreas que eram meu ponto forte, porque se eu dependesse de Ciências da Natureza...
Desconheço métodos certeiros de como realizar a prova, até porque acredito que cada pessoa tem o seu jeito de estudar e realizar um exame desses. Não sei nenhuma reza ou feitiço que ajudem no dia da prova. E como colar durante o vestibular é algo totalmente desconhecido para mim.
O que eu sei é que não adianta querer fazer tudo correndo, porque você quer acabar a prova rápido e curtir o resto do seu sábado. Não adianta estudar tudo na última semana, achando que vai decorar 3 anos de matéria em 7 dias. Não adianta querer pular o rascunho da redação, ou pensar que a mesma não é importante. Não adianta fazer nada disso.
Mas sabe o que adianta? Levar seus estudos a sério durante o ensino médio, correr atrás do que você quer, pesquisar sobre a prova que irá fazer. não deixar tudo para a última hora e focar no seu objetivo.
E se você não conseguir de primeira, não se deixe abalar! Tente de novo e não desista!
Para terminar, aqui estão 5 dicas úteis para o dia do vestibular:
- 1 -Leve uma garrafa d'água
- 2- Leve lanches leves (nada de marmita ou alimentos que podem dar dor de barriga, hein)
- 3- Sempre leve uma caneta extra
- 4- Se ficar nervoso, tente fazer alguns exercícios de respiração
- 5- Comece pelas questões fáceis
0 comentários