Morando em Coimbra: Arrendamento

by - segunda-feira, julho 04, 2016



Arrendamento: contrato pelo qual uma pessoa, dona de bens imóveis, assegura a outrem, mediante contribuição fixa ou reajustável a prazo certo, o uso desses bens.

Ou seja, arredamento é o termo utilizado para indicar o aluguel de casas, quartos, entre outros. 

Depois de garantir sua vaga na universidade e dar inicio no processo de visto, procurar por um alojamento deverá ser seu próximo passo. 

As opções são múltiplas. A própria universidade lhe oferece alojamento estudantil, te enviando um e-mail com as informações conforme o começo do ano letivo se aproxima. 

Além do alojamento oferecido, você pode optar por alugar um quarto, um estúdio, ficar em uma pensão ou em uma republica. É ai que entra a parte do arrendamento. 

Durante o mês de maio, acontece uma celebração chamada queima das fitas, que significa o fim do ano letivo para os veteranos que estão se formando. Com a queima das fitas e a graduação de centenas de alunos, maio se torna o ponto inicial para a busca de moradia. 

Estava em Coimbra durante a queima das fitas esse ano, 2016, e apesar de não ter participado da comemoração, pude notar que vários alunos já estavam de mudança e que o número de placas dizendo 'arrenda-se' aumentava. 

Sabendo que a procura por uma moradia boa seria uma disputa acirrada, tratei de começar a procurar o mais cedo possível (para mim, isso foi no meio do mês de maio). 

Eu não tinha muita certeza do que queria, apesar de estar certa de que o alojamento que a faculdade me fornece não era uma opção (por ser mais longe do que eu gostaria). Por tanto, aproveitei o final de semana que passei em Coimbra para visitar alguns lugares. 

O primeiro lugar que visitei foi um estúdio. O estúdio, se você não está familiarizado com o termo, se trata de um apartamento pequeno, sem paredes para separar cômodos e com cozinha americana integrada. A privacidade é um ponto alto quando se fala de estúdios e algo que eu me fez considerar arduamente alugar um, mas a falta de interação social foi o que me desmotivou. 

Se você procura privacidade e não tem problema com a falta de interação social (esta que você teria em uma republica, por exemplo), o estúdio é uma ótima opção. Se está a procura de um, esse site pode ser útil. 

Depois, visitei um apartamento, mas além de ser mais distante do meu campus, também apresentava o mesmo problema que o estúdio: falta de convivência com outras pessoas. 

Tudo é uma questão de experiência e de como queremos viver nossas vidas. Eu decidi que queria conviver diariamente com outras pessoas, assim formar amizades ficaria mais fácil e  o sentimento de solidão não atacaria tão forte. Por isso, pensei em ir para uma republica. 

Infelizmente, a maior parte das republicas são masculinas, ou mistas e durante a minha busca por uma republica inteiramente feminina, acabei encontrando outro lugar para ficar.

Foi em um grupo do facebook (Quarto e apartamentos - Coimbra), que encontrei o que chamarei de casa pelo próximo semestre, ou mais. Nesse grupo, os anúncios de quartos disponíveis são atualizados diariamente e cabe a você escolher um que te interessa. 

Uma vez que arrendou seu quarto/apartamento, você estará um passo mais próximo de se mudar e começar a próxima etapa de sua vida.     

DICAS 

Enquanto escolhia o lugar que iria morar, tive a oportunidade de conversar com algumas pessoas que passaram pela mesma experiência. Essas pessoas me deram algumas dicas e eu vou repassá-las para vocês. 

- Tente lembrar-se do que é mais importante: alguns momentos de silêncio, ou a convivência com pessoas que estão passando pela mesma coisa que você. 

- Sistema de aquecimento e janelas de vidro duplo são essenciais. Não escolha um lugar que não tenha essas duas coisas por conta do preço, não irá valer a pena. 

- Verifique se o preço inclui todas as despesas (água, eletricidade, internet, outras)  antes de fechar negocio. 

- A distância entre o lugar onde você irá morar e o prédio da sua faculdade importa SIM. Não é porque a cidade é pequena, que você não tem que se preocupar com isso. 

- Quando fazendo negócios online, tenha certeza de que o lugar realmente existe e que não é apenas um esquema. Sugira uma ligação no skype com o proprietário. 

- Peça fotos do lugar e se conseguir, visite-o antes de se mudar. 

- Alugueis que variam de 150 a 200 euros, são considerados preços bons.

Não tenho mais o que falar, até porque eu mesma ainda estou passando por esse processo. Mas se descobrir alguma informação útil, volto a adicionar ao post. 

Qualquer pergunta, comente e eu vou tentar te ajudar da melhor maneira possível! 



  

You May Also Like

0 comentários

Instagram