Morando em Coimbra: SEF

by - segunda-feira, abril 24, 2017


Se está em Portugal, veio para ficar mais de três meses e não tem dupla cidadania, assim como eu, uma das primeiras coisas que tem que fazer é pedir seu cartão de residência junto ao SEF.

O SEF é o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. É junto a esse local que você poderá pedir a prolongação do seu visto e o seu cartão de residência, que terá que ser renovado uma vez por ano durante o seu período de estadia. 

Quando cheguei a Coimbra e fui ao acolhimento proporcionado pela faculdade, antes das aulas começarem, fui instruída a ir ao SEF o mais rápido possível. Porém, após conversar com brasileiros que estavam aqui a mais tempo, fui aconselhada a ir ao SEF apenas em Outubro. 

Acontece que, em Setembro, todos os alunos novos tentam marcar data junto ao SEF e se livrar logo do problema. Além de causar uma dificuldade em arrumar data disponível, isso significa que você terá que renovar seu cartão residente em Setembro do ano que vem.

A dica, por tanto, foi para eu não me estressar com isso. Tinha 120 dias para resolver esse problema e assim podia deixar para resolve-lo mais tarde. 

Marcando no começo de Setembro, você não apenas está marcando numa época onde terá dificuldade de marcação no próximo ano, mas também está antecipando sua viagem de volta e acabando com um pedaço das suas férias. 

Foi pensando nisso e nos dias que poderia ficar a mais com a minha família no Brasil, que marquei meu SEF para o começo de Outubro. Poderia ter marcado para mais tarde, mas o desespero de não ter o meu cartão residente já estava batendo em minha porta. 

Se você tem que ir ao SEF, lembre-se de levar todos os documentos (listados abaixo) e mantenha a calma. 

Não é só a fila e a demora para o atendimento que fazem a experiência ser ruim, mas também a maneira como você é tratado. Não posso dizer isso por todos, mas a julgar com base na minha experiência, digo que daria nota negativa para o atendimento. 

A senhora que me atendeu foi grossa e gritou comigo, não aceitando o seu erro e não querendo ao menos me explicar direito o que estava acontecendo. Tudo que sei é que acabei por sair com cara de choro na minha foto para a carteira e com a ameaça nem receber a mesma, por pura má vontade da mulher. 

Cheguei lá no primeiro horário do dia, com todos os documentos prontos e checados pelo menos duas vezes, tinha tudo para ser uma experiência rápida e agradável. O que aconteceu, porém foi o contrario  e agora fico com a lição de que paciência e educação são as palavras chaves quando se trata do SEF. 

Vai por mim, não adianta chorar ou tentar perguntar o que está acontecendo. Se a mulher tiver acordado do lado errado da cama, vai sobrar pra você. 

Felizmente, as ameaças foram apenas ameaças e 10 dias depois (úteis) voltei para buscar o meu cartãozinho rosa.  Se tive vontade de abanar ele na cara da mulher? Com toda a certeza, mas não o fiz por medo de acabar deportada hahaha. 

Agora o que me resta fazer é voltar lá daqui um ano e renova-lo, levando mais uma vez todos os documentos e rezando para que seja mais rápido dessa vez.

Marcar para Outubro e ter paciência, por tanto, são as dicas que deixo sobre esse processo inevitável. 



Documentos SEF (Estudantes)

  • Passaporte válido e copia do mesmo;
  • Comprovativo de meios de subsistência, ou seja, extrato bancário em seu nome e mais de 500 euros na conta;
  • Comprovativo de residencia, também em seu nome;
  • Autorização para consulta de registro criminal;
  • Documento mostrando o motivo da permanecia (Carta Multiuso no caso de Coimbra);
  • Comprovativo de pagamento das propinas;
  • PB4 e registro no Centro de Saúde.




You May Also Like

0 comentários

Instagram