Universidade de Coimbra - Candidatura

by - sexta-feira, junho 24, 2016



CANDIDATURA

O processo de inscrição na Universidade de Coimbra começou após a divulgação dos resultados do ENEM. Com o número de brasileiros inscritos na universidade aumentando todo ano, a faculdade espera o MEC divulgar as notas do ENEM, para liberar a abertura da candidatura.

Todo o processo pode ser feito online, através do site inforestudante. Nele, você irá preencher todas as informações pedidas, enviar os documentos (que terão que ser entregues na secretaria da universidade posteriormente) e ficar de olho no status da sua candidatura. 

(Lembrando aqui que apesar de usar o ENEM, a Universidade de Coimbra é uma universidade paga para nós brasileiros)

Agora, não pense que qualquer um pode se inscrever, como acontece no SISU. Para conseguir se candidatar a uma vaga, você tem que ter um minimo de 120 pontos no ENEM. Antes que você pense que 120 pontos é fácil de tirar, deixe-me lembra-lo que não estou falando da escala brasileira de pontos (que vai de 0 a 1000).

A escala portuguesa vai de 0 a 200 e para saber se você tem os pontos necessários, você irá ter que fazer diversas contas. 

A primeira coisa é saber o curso que você quer, pois cada curso exige uma ou mais áreas obrigatórias (aqui está a lista do que é exigido por curso). Depois, é só fazer a conta. 

Para ilustrar o processo, irei usar meu curso como exemplo.

Em Estudos Artísticos, as notas que serão analisadas serão a de Redação e a de Ciências Humanas. Com isso em mente, você pode começar a calcular a ponderação de sua nota da seguinte maneira:

Ponderação: Redação (RED): 50%, Ciências Humanas e suas tecnologias (C HUM): 50%
 Nota = (RED*50+C HUM*50)/100 

Se colocarmos números, ficaria mais ou menos assim:
800*50+700*50/100
40000+35000/100
75000/100
750

Após fazer a ponderação, você pode passar para o estagio final do cálculo e converter a sua nota para a escala portuguesa:

Nota Final = Nota * 200/1000

Seguindo o exemplo:
750*200/1000
150000/1000
150

Se esta Nota Final for igual ou acima de 120, então poderá apresentar sua candidatura à UC aos cursos que escolheu.

Se ainda está com duvida, até porque eu sou péssima explicando qualquer coisa, é só acessar o site da universidade. Lá está tudo explicadinho, mas se ainda precisar de ajuda é só comentar aqui perguntando e eu vou tentar ajudar ao máximo!

DOCUMENTOS

Os documentos necessários para a candidatura são simples e o próprio site (o inforestudante) disponibiliza os modelos. Agora, o verdadeiro problema se encontra nos documentos que são pedidos pelo consulado, na hora que você for pedir seu visto de residencia. Mas não se preocupe, para facilitar o processo, disponibilizei os modelos na aba Downloads. 



Lembre-se de que todos os documentos devem ser reconhecidos no cartório!


FUI ACEITO E AGORA?

Primeiramente, parabéns! 

Agora que você foi aceito, vem a parte mais difícil. Para começar, você terá que pagar o equivalente a três mensalidades de uma vez, se não, nada de faculdade para você. A facada já começa por ai, 2100 euros de entrada. Depois disso, você só voltará a pagar quando o ano letivo começar (setembro) e ai serão 700 euros por mês. 

Não é pouco dinheiro, por isso, antes de se candidatar e fazer festa por ter passado, coloque tudo na ponta do lápis e veja se vale a pena. Tente lembrar ainda, que você vai precisar pagar aluguel (falaremos disso depois), comida e ter um dinheiro extra para lazer e material escolar. 

Se você fez todas as contas, conversou com o seu responsável, decidiu que vale a pena e que você vai seguir em frente, o próximo passo será o visto. 

Para isso, você terá que acessar o site do consulado português e seguir todas as instruções lá indicadas. Lembre-se que você quer pedir o Visto de Residencia, pois irá passar um período maior do que 12 meses lá. 

O processo do visto é demorado e você deve incia-lo o quanto antes, para evitar imprevistos. 

Depois de ter iniciado o processo do visto, você vai precisar começar a procurar uma casa (próximo post), passagens áreas e depois disso, é só fazer as malas! 

Boa sorte!


You May Also Like

0 comentários

Instagram